Saiba como simplificar ainda mais sua cobrança e, de quebra, seu dia-a-dia
O bom gestor de cobrança é aquele capaz de perceber quais são os novos desafios, metas e atividades trazidas pelas inovações, assim como saber identificar os sinais que anunciam mudanças nos processos internos e seu impacto na produtividade. Nesse artigo vamos falar sobre o reflexo de uma operação de cobrança simplificada no seu dia a dia.
De quanto em quanto tempo você reavalia seus processos e analisa as especificidades da sua operação de cobrança? Pois saiba que a sua produtividade depende deste monitoramento.
Existem apenas duas formas de realizar uma operação de cobrança: uma bem complexa e uma muito simplificada. A melhor, seguramente é a que vai te ajudar a construir e nutrir um bom relacionamento com os seus clientes. É por isso que, dez entre dez empresas, qualquer que seja o seu mercado, deve ter uma boa régua de relacionamento.
Quando sugerimos aqui que você revise seus processos de cobrança, estamos querendo dizer: “veja se você não está colocando mais pesos no prato da geração de rapport nesta balança”, ou seja, dando muita ênfase na criação de uma relação empática com seu cliente. Uma boa régua de relacionamento contempla não apenas a forma como você lida com ele, mas tudo aquilo que você faz e que pode impactar positivamente a experiência que você lhe proporciona.
Assim, uma pergunta fundamental nesta sua revisão é “o que estou fazendo para que meu cliente alcance seus objetivos de forma mais simples, fácil e rápida?” Da mesma forma, pergunte a si mesmo “o que devo fazer para alcançar meus objetivos de cobrança de forma mais simples, fácil e rápida?”
A resposta tem que indicar ao seu gestor formas mental e fisicamente menos estressantes de se realizar cobranças, lidar com as assessorias e apresentar relatórios.
A Filosofia 3T
Há muitos aspectos em questão quando a proposta é transformar o jeito “de sempre” de fazer cobrança em um jeito diferente e inovador de fazê-la. Por isso, queremos compartilhar com você nossa Filosofia dos 3T: time, tecnologia e tempero.
TIME
Você já deve ter percebido que, se sua equipe tenta, desordenadamente, cumprir as atividades diárias em busca de bons resultados, tudo o que está sendo feito ainda está longe de ser o suficiente. Para que uma equipe possa realmente fazer a diferença, é necessário construir uma estrutura de ecossistema com seus pares e fazê-los ter a mesma percepção dos benefícios da mudança, com um passo-a-passo bem definido.
TECNOLOGIA
O mundo mudou. Até 1999 você mal sabia o que era internet. Hoje, garanto que não vive sem checar suas mensagens nos apps e redes sociais a cada cinco minutos. Se nossa vida mudou tanto e se tornou digital, não haveria de ser diferente em relação à cobrança. Claro, hoje, o sistema de cobrança também é digital.
Obviamente, esse sistema roda sobre alguns alicerces; aspectos tecnológicos desse novo paradigma, cuja chave está na automação. Um sistema automático vai simplificar enormemente o trabalho da sua equipe, acelerar os resultados e reduzir significativamente os custos da sua operação. Ele contempla:
– Réguas de relacionamento automatizadas que atravessam todas as mídias;
– Estratégias de marketing na construção de discursos mais aderentes;
– Relatórios consolidados;
– Painel de resultados (dashboard) que permita monitorar a performance em tempo real;
– Conjunto de serviços de auto-atendimento.
Adotar meios digitais significa estar junto de seus clientes naquilo que – naturalmente – está em seu uso diário, como smartphones, computadores e outros dispositivos móveis com acesso à web.
Mas se você pensa que tudo isto se limita à troca de ligações telefônicas, envios de cartas de cobrança e boletos de papel por um bombardeio de e-mails, SMS e ações nas redes sociais, engana-se. A mudança é de poder! Todo este aparato serve para que cada cliente se sinta empoderado para decidir a melhor forma de negociação, de acordo com as ofertas que você estabelece.
Estudo feito pelo instituto Colerman Parkers, revelou que as transformações digitais aumentaram em 75% o nível de satisfação do cliente, graças ao conforto e a praticidade de acessar, negociar e pagar sua dívida em qualquer horário do dia ou da noite e em qualquer local pela internet. Esta facilitação para os acordos de pagamento que segue o comportamento do seu consumidor traz em si um ganho extra que é a preservação das relações – o cliente “transformado” pela experiência que você lhe proporciona de ajudá-lo a sair do estado de inadimplência, tende a continuar comprando seus produtos e serviços.
TEMPERO
Para tudo isto acontecer, o tempero está no alto potencial de humanização em todas as etapas do processo, desde o entendimento para o atendimento até a transparência para fazê-lo e ter humanos e robôs trabalhando juntos no mesmo propósito. Ao simplificar ao máximo a sua operação de cobrança, você está simplificando o fluxo do trabalho, oferecendo um atalho para dois caminhos: o que o seu dinheiro fará de volta e o da felicidade para todos os envolvidos nisto.