O sonho de encontrar os caminhos de como sair das dívidas está entre as maiores prioridades dos brasileiros.
Embora, no desespero ou na euforia de encontrar uma solução para essa situação as pessoas recorram a créditos que podem complicar ainda mais a situação, a melhor alternativa é definir um planejamento adequado e segui-lo.
AS BOAS PRÁTICAS PARA SE LIVRAR DAS DÍVIDAS
Conheça e ponha em prática alguns passos que vão te ajudar a reorganizar sua vida financeira e garantir um futuro muito mais tranquilo.
ORGANIZE O SEU ORÇAMENTO
Um passo fundamental no manual do que você deve fazer para sair das dívidas é organizar seu orçamento.
Seja utilizando um aplicativo, uma planilha no computador ou até mesmo um caderno. É fundamental anotar de forma comprometida todo o dinheiro que é recebido no mês e os gastos
No campo do dinheiro recebido é importante que se coloque todas as suas fontes de renda: salários, bônus, aposentadoria, dinheiros de trabalhos extras, aluguéis que são recebidos.
Já no caso dos gastos, eles precisam estar bem detalhados. Dessa forma, você consegue visualizar o que é supérfluo e poderá cortar em caso de necessidade.
CORTE GASTOS DESNECESSÁRIOS
Dívidas são como uma bola de ferro presa ao calcanhar que te impede de seguir em frente.
Enquanto você tiver dívidas ativas, será difícil se planejar para realizar sonhos maiores. Por isso, vale a pena cortar gastos e reduzir o padrão de vida por um determinado período a fim de saldar essas dívidas.
Apesar das dicas gerais para aplicar essas mudanças, tudo irá depender do estilo de vida e das necessidades de cada família.
Só uma análise própria e individualizada pode indicar quais gastos podem e quais não podem ser cortados. Mas lembre-se: não será possível sair das dívidas sem que esforços e sacrifícios sejam realizados.
NEGOCIE COM OS CREDORES
Uma vez que seu orçamento esteja mais organizado e balanceado, procure os credores. É mais fácil negociar descontos e melhores condições de pagamento quando se tem dinheiro para colocar na mesa.
A partir disso é possível fazer uma proposta de negociação para que essa dívida esteja mais adequada ao seu orçamento e ao montante que você possui mensalmente para concretizar esses pagamentos.
ELIMINE AS DÍVIDAS COM OS JUROS MAIS ALTOS
Outro fator importante no manual de como sair das dívidas é a definição de prioridades.
O primeiro passo é negociar as dívidas com os juros mais altos, mesmo que sejam dívidas mais recentes. Isso porque os juros são os seus principais inimigos na hora de reorganizar a vida financeira.
Faça uma análise, entenda o perfil de cada uma das suas dívidas e organize uma ordem de prioridades de quais pendências devem ser eliminadas. Sempre tenha em mente que dívidas com juros maiores representam mais “dor de cabeça” no futuro.
ESTABELEÇA METAS PARA O SEU DINHEIRO
Existe algo que é fato no processo de sair das dívidas, é preciso ter metas claras para não perder dinheiro no caminho entre a conta e o pagamento das dívidas.
Seja pagar suas dívidas até o final do ano ou em um período de alguns anos, é preciso colocar um ponto de partida e uma chegada nessa maratona.
Além disso, também é possível dividir sua meta em pequenas metas que podem durar semanas ou meses. Não importa o número de passos, o importante é se organizar para seguir caminhando até a linha de chegada.
CRIE UMA RELAÇÃO MAIS SAUDÁVEL COM DINHEIRO
Por último, torne o controle de gastos um hábito, dessa forma você poderá ter uma vida muito mais tranquila.
Além disso, você pode fazer uma reflexão sobre como você chegou a essa situação e quais medidas podem ser tomadas no presente e futuro para que não volte a enfrentar problemas com divida novamente.
Entendeu a importância de estar sempre atualizado a respeito de como você pode quitar suas dívidas? Ficar atento a essa questão é fundamental para manter uma saúde financeira equilibrada.
Acesse nosso blog para mais oportunidades de como manter uma vida financeira mais estável.
1 Comment
binance signup
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.