Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como organizar sua vida financeira em poucos passos?

A falta de organização da vida financeira pode prejudicar seu orçamento tanto quanto a falta de dinheiro.

Por exemplo, atrasar contas pode fazer com que você tenha que lidar com taxas mais altas e juros, além disso não acompanhar o saldo de sua conta corrente pode levar a taxas de cheque especial.

POR QUE É IMPORTANTE ORGANIZAR A VIDA FINANCEIRA

Uma ótima analogia para exemplificar a importância da organização financeira da sua vida e com a arrumação da sua casa.

Quando uma casa está bagunçada e caótica ela torna-se um ambiente estressante para todos que residem nela. Há dificuldades para encontrar o que se procura, objetos bloqueiam os caminhos e mesmo a visão do geral do espaço agride nossos olhos. O mesmo vale para suas finanças pessoais

Contas e orçamentos desorganizados não são apenas estressantes, eles podem realmente ajudá-lo a se endividar ainda mais. Consumidores com finanças desordenadas são mais propensos a perder prazos de pagamento, acumular taxas, manter maus hábitos de consumo e economizar menos.

DICAS PARA ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA

Então você está pronto para limpar sua casa financeira? Guarde o espanador e a vassoura. É hora de abrir o computador ou um caderno, caso você seja mais analógico, e retirar essas contas e extratos bancários.

REVISE SEU ORÇAMENTO MENSAL

Mesmo contas recorrentes podem mudar de mês para mês. Revise seu orçamento à medida que as contas chegam e ajuste outras despesas para compensar isso, para que você não extrapole acidentalmente o saldo disponível na sua conta bancária.

Mantenha um checklist das contas mensais para evitar surpresas desagradáveis e alinhe os gastos que você faz em conjunto com outras pessoas, como seu parceiro(a) ou familiar.

RASTREIE SUAS DESPESAS

É de vital importância acompanhar e documentar quanto dinheiro está entrando e quanto dinheiro está saindo.

Isso permitirá que você identifique e ajuste seus hábitos de gastos mensais para atingir suas metas financeiras.

USE UMA CHECKLIST PARA NÃO DEIXAR NENHUMA CONTA PASSAR

Nem correio nem e-mail são perfeitos. Crie uma lista de verificação no início do mês listando todas as contas que você espera.

Você pode mantê-lo em sua mesa, área de pagamento de contas ou um arquivo em seu computador.

PAGUE AS CONTAS EM DIA PARA EVITAR MULTAS POR ATRASO

Quando você é organizado, sabe quando as contas vencem. E quando você sabe disso, pode evitar taxas atrasadas que podem atrapalhar você e seu estilo de vida agitado.

Existe uma maneira de se manter organizado quando sua vida está cheia de trabalho, filhos e amigos usam o pagamento automático de contas.

Ao configurar as faturas mensais para serem pagas automaticamente da sua conta corrente, você fica mais tranquilo porque não se preocupa com multas por atraso.

Caso você esteja hesitante em autorizar pagamentos automáticos, pode começar pagando uma única fatura para ver se esse serviço é adequado para você.

Se você estiver incorrendo em taxas atrasadas porque não consegue acompanhar suas contas, comece a organizar suas contas pelas datas de vencimento do extrato para saber quando uma conta deve ser paga. Além disso, crie um sistema de arquivamento que funcione para você.

MANTENHA AS CONTAS CONJUNTAS EQUILIBRADAS

É fácil sacar a descoberto ou ter fundos insuficientes em uma conta conjunta quando mais de uma pessoa está listada na conta.

A maneira mais fácil de evitar taxas de fundos insuficientes é informar o outro titular da conta sobre todas as transações.

Além disso, você deve considerar manter um saldo mínimo auto-imposto com o qual todos os titulares de contas concordam para que você esteja protegido contra o saque a descoberto da conta.

Os titulares de contas conjuntas podem configurar alertas de e-mail para transações da conta, saldos baixos, transferências e saques.

Ao tirar proveito da mais recente tecnologia bancária on-line, eles saberão quando sua conta estiver com saldo baixo ou estiver abaixo do limite desejado.

DEFINA SUAS METAS FINANCEIRAS

Para colocar suas finanças em ordem, primeiro você precisa decidir o que espera realizar.

Você quer economizar para sua aposentadoria, férias, educação universitária de seu filho, um carro novo ou uma casa? Você espera pagar a dívida ou construir um fundo de emergência?

Invista um tempo identificando seus objetivos financeiros – grandes e pequenos – e coloque-os no papel. Pense em como você vai alcançar esses objetivos.

Um plano financeiro pode ajudá-lo a se preparar para qualquer que seja essa grande despesa com o mínimo de preocupação.

Se você dedicar um tempo para plantar as sementes para o seu futuro, criando um plano com metas claras e um cronograma específico, colherá as recompensas no futuro.

CRIE UM ORÇAMENTO E SIGA-O

Depois de estabelecer uma lista de metas financeiras e analisar de perto seus hábitos de consumo, é hora de criar um orçamento que reflita como você deseja gastar seu dinheiro.

Para criar um orçamento eficaz, comece com uma planilha de orçamento, onde você reunirá todas as suas demonstrações financeiras, registrará suas fontes de receita, criará uma lista de despesas mensais e fará ajustes nessas despesas. 

Então, você vai querer aprender como orçar seus gastos anuais e dividir isso para desenvolver um plano de gastos mensais.

Entendeu a importância de estar sempre atualizado a respeito de como você pode quitar suas dívidas? Ficar atento a essa questão é fundamental para manter uma saúde financeira equilibrada. 

Acesse nosso blog para mais oportunidades de como manter uma vida financeira mais estável.

1 Comment

  • binance registration
    Posted 1 de outubro de 2024 at 12:17

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Leave a comment